terça-feira, 29 de março de 2016

CUIDAMOS DE NÓS.

 CUIDAMOS DE NÓS.
Os conflitos de rua, são como a tempestade que limpa a atmosfera, depois de tê-la agitado.
Entretanto, foi no século XX, que um homem, chamado Mahatma (grande alma), deu um exemplo maravilhoso de uma atuação política, para transformação social, na luta contra a injustiça, por caminhos da não-violência, comprometido ao mesmo tempo com seu próprio aperfeiçoamento espiritual e com a elevação moral do povo.
 Gandhi foi passo a passo, como conta em sua autobiografia, construindo uma forma de atuar no mundo, para mudá-lo, sem render-se ao ódio, ao desespero e sem a alienação, muitas vezes característica, de alguns líderes espirituais. Unindo fé e política, autoconhecimento com a trilha da não-violência, ele deixou a mensagem de que só conquistamos a devida força moral, social e mesmo política (num sentido muito amplo e não partidário) se conquistarmos ao mesmo tempo a nós mesmos. Mas ele também se deparou com o rugir das paixões, o estouro da violência, da guerra civil, de seus compatriotas, pagando com a vida o seu empenho de dialogar com todos e não odiar ninguém.

Fica porém esse aprendizado para nós: guardemos serenidade nas lutas justas em que nos empenhemos no mundo. A oração é uma força essencial para isso. Assim nos ensinaram Jesus e Gandhi. Cuidemos de nosso mundo íntimo, para não nos rendermos ao ódio, que é um grau degenerado de indignação. E enchemo-nos de compaixão para com todos. Porque todos precisam dela.
Boa noite amigos. A paz de Deus a todos.
Antonio S. Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATO PELA SUA PRESENÇA.
um convite, SIGAM o nosso blog.